Departamento da Mulher ressalta sobre cuidados com a depressão

Para cada homem com depressão, duas mulheres sofrem com a doença, diz OMS

Este ano a campanha global da Organização Mundial da Saúde escolheu “Depressão” como tema para o Dia Mundial da Saúde, celebrado no dia 7 de abril. O SINDISAÚDE se solidariza com a causa, em especial o departamento de Assuntos para a Mulher, já que, segundo a OMS, as mulheres têm o dobro de chances de vir a desenvolver depressão que os homens.

Sempre primando pela saúde das mulheres, ao longo desses anos o departamento atendeu e encaminhou mulheres com problemas psicológicos tanto em razão do trabalho como de convivência familiar, como os casos por agressões domiciliares, que resultam em espancamento por parte do marido ou companheiro. “Estamos, inclusive, encaminhando no momento uma trabalhadora com sérios problemas psicológicos. Ela relata que apanhou muito; foi estuprada, e viveu momentos cruéis nas mãos do agressor”, comenta a diretora do departamento da Mulher Marina Costa ao ressaltar que depois do atendimento o sindicato encaminha para os órgãos competentes. “Infelizmente a demanda é grande, e estamos aqui de portas abertas para atendê-las”, garantiu.

A depressão é uma doença psiquiátrica, um transtorno mental muito frequente que pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo. Estima-se que 350 milhões de pessoas em todo mundo sofrem deste transtorno e por isso a OMS decidiu levantar a discussão sobre o assunto. A iniciativa reforça ainda que existem formas de prevenir a depressão e também de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências.

O Brasil tem a maior taxa de depressão na América Latina, conforme dados da OMS, 5,8% dos brasileiros são afetados pela doença.  Estima-se que 20 a 25% da nossa população teve,  têm ou terão um quadro de depressão em algum momento da sua vida.Como a maioria das doenças, a depressão tem tratamentos eficazes.  Porém, o estigma e a falta de informações sobre o assunto, em diversas vezes, tornam-se barreiras entre o doente e o tratamento.

Ascom – SINDISAÚDE

Fonte: OMS