Estado convoca empresas para aderir à mobilização contra o Aedes

Lideranças do empresariado baiano estiveram reunidas na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, onde o governador Rui Costa convoca o segmento para a mobilização de combate ao Aedes aegypti. O encontro contou com a presença do Secretário da Saúde, Fabio Vilas-Boas, e começou com uma palestra do subsecretário estadual da Saúde, Roberto Badaró, que apresentou como se dá a transmissão da dengue, da chikungunya e da zika e ainda quais as medidas podem ser adotadas para se evitar a proliferação do mosquito e das doenças.

“Hoje é o dia dos empresários, da área do comércio, da indústria e do serviço de ingressarem nessa mobilização que cabe a qualquer cidadão. E o papel das empresas é fundamental porque elas podem conscientizar os seus trabalhadores para tornarem-se fiscais e multiplicadores dessa campanha”, afirmou o Rui. Segundo ele, as empresas que têm atendimento ao público, principalmente no comércio, podem contribuir ainda mais com a ação.

A mobilização resultou em ações práticas assumidas pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), como a criação de multiplicadores em 500 empresas, o treinamento de 4 horas para, pelo menos, 31 mil colaboradores, impressão de material gráfico e realização esquetes nas empresas. Além disso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), que reúne 30 sindicatos, irá inserir o combate ao Aedes aegypti na pauta da diretoria, onde abordarão a questão e será elaborado um plano de ação.

Em parceria com o Governo da Bahia, através da Secretaria da Saúde (SESAB), cerca de 1,5 mil leituristas da Coelba receberão treinamento da SESAB para identificar os focos de mosquito e informar autoridades sanitárias sobre potenciais criadouros. Além disso, as informações sobre o combate ao Aedes serão divulgadas na fatura de energia e nas redes sociais da concessionária. Palestras e materiais informativos também serão disponibilizados para os colaboradores da Coelba e em todas as agências de atendimento credenciadas contarão com cartazes e folhetos com dicas de combate ao mosquito.

Ao longo das últimas semanas, o governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado, buscando alertar a população sobre os riscos da epidemia e a necessidade de combate sistemático aos focos de criadouros. Nesta quarta-feira (24), às 9h30, o encontro será com os movimentos sociais e lideranças religiosas, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Eu entendo quem faz um Estado uma nação é o seu povo. Por isso, acho essa reunião importante para que possamos mobilizar diversos seguimentos da sociedade com milhares de baianos”, enfatizou Rui.

Fonte: Sesab

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.