A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) formou 29.394 profissionais de 416 municípios da Bahia, ultrapassando a meta determinada pelo Ministério da Saúde, que era, inicialmente, de 27 mil profissionais. Esse treinamento foi desenvolvido dentro do Projeto Caminhos do Cuidado. Para comemorar o feito, a EFTS promove no dia 27, em seu auditório, das 8h30 às 17h, a Mostra de Saúde Mental na Atenção Básica: Caminhos do Cuidado e Outras Experiências.
Serão apresentados trabalhos sobre as experiências dos Tutores, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Auxiliares e Técnicos em Enfermagem da Atenção Básica que participaram da formação em Saúde Mental, Crack, Álcool e outras drogas.
Caminhos do Cuidado
O projeto Caminhos do Cuidado, do Ministério da Saúde, vem sendo desenvolvido na Bahia, desde novembro de 2013, por meio da Escola de Formação Técnica Professor Jorge Novis. O objetivo do projeto é a formação de todos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e um auxiliar de enfermagem ou um técnico em enfermagem das equipes de saúde da família em saúde mental, crack, álcool e outras drogas.
A meta inicial estipulada pelo Ministério da Saúde foi da formação de aproximadamente 27 mil profissionais, realizando 60 turmas mês. No decorrer do projeto esse número mudou para 28.933 profissionais com média de 80 turmas mês. A equipe, juntamente com a escola, não se intimidou com a grandiosidade dos números e conseguiu ultrapassar a meta estipulada pelo projeto, chegando a 101,6%, até agora.
Fonte: Efts
Seja o primeiro a comentar