O Sindi+Saúde da rede privada vem através desta, comunicar a essa imensa categoria de Enfermagem, que está entidade se fez presente no Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem evento realizado nos dias 03, 04 e 05/12/2013, na cidade de Recife-Pe.
Sua abertura se deu com presença de vários profissionais de Enfermagem, Técnicos, Auxiliares e Enfermeiros; dado a palavra a vários representantes das entidades. Mas o assunto no qual queremos tratar, se reflete a fala da representante Sr.ª Solange Caetano, Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, desprovida de todo conhecimento, com desrespeito e discriminação, sem fundamentos lógicos a cerca da atuação dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, após o uso da palavra da Presidente do Coren de Pernambuco que havia recebido denuncia de uma unidade hospitalar, ela informou que estão demitindo Técnicos de Enfermagem para se admitir apenas Enfermeiros.
A Presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros, Sr.ª Solange Caetano, foi infeliz na colocação em atribuir que esse processo seria normal, na medida em que melhoraria a qualidade do serviço; com isso salientando o despreparo cientifico dos profissionais de nível médio, em favorecimento a categoria de nível superior. (Enfermeiros).
E ainda fazendo fala alusiva em transformar uma entidade de cunho científico, social e cultural sem fins lucrativos conforme estatuto social no seu artigo 1º, em entidade sindical de segundo grau, no caso a Anaten, mostrando completo desrespeito nas bases dessas categorias.
Deixo claro a minha indignação como profissional de nível médio que sou, pelas palavras injustas e inoportunas e infundadas, certamente não são compactuadas com seus pares, e muito menos por outras entidades dessa imensa categoria em todo território nacional, entidades estas atuantes e parceiras dos profissionais de nível médio, mesmo passando por todas as dificuldades que esbarram em burocracias por não terem seus códigos Sindicais liberados. Atitudes como esta nada vem a contribuir para o desenho e o aperfeiçoamento de uma enfermagem unida, pois juntos nos tornamos mais fortes, livres e solidários, ao contrario ela expor um comportamento revestido de ressentimentos e segregação.
Como entidade sindical espero que todos os profissionais de Enfermagem de nível médio, os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de todo Território Nacional, venha repudiar essa fala da companheira Solange Caetano e que ela revista-se de toda humildade, serenidade e imparcialidade, ao qual o tão honroso cargo que ocupa lhe exige, que utilize os instrumentos institucionais necessários para valorização e união da Enfermagem, quando delas tiver profundo conhecimento, sem generalizar e muito menos humilhar e agredir a seus pares.
Companheira acreditamos, com todo respeito que temos a essa entidade, que não é com esse tipo de comportamento que se pode melhorar e qualificar o sistema, e nem construir a Enfermagem que todos indiscrimidamente almejamos.
Seja o primeiro a comentar