A diretoria do SINDISAÚDE se reuniu na manhã desta terça-feira (13/05) com representantes do Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas (SINDIFIBA) para discutir a pauta de reivindicações que deve compor a Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026. A reunião, que aconteceu na sede do sindicato patronal, no bairro da Barra, em Salvador, abriu a rodada de negociações.
O Sindifiba levou dois meses para marcar o primeiro encontro, uma vez que a pauta de reivindicações foi entregue no dia 12 de março. A recente eleição de uma nova diretoria foi apresentada como justificativa para a demora.
Mesmo depois de terem se passado sessenta dias, o sindicato patronal não apresentou qualquer proposta, o que frustrou os diretores do SINDISAÚDE. “Não queremos chegar até dezembro para fechar a Convenção Coletiva, com o pagamento feito em forma de abono, como vem acontecendo. A morosidade é muito grande, pois após esse tempo todo e não há sequer uma contraproposta”, pontuou a diretoria.
Em uma breve demonstração de que a luta deste ano será ainda mais dura e árdua, os representantes do patronato já sinalizaram que as empresas estão sendo prejudicadas pela política externa em razão da guerra fiscal travada entre os EUA e a China e isso poderá dificultar um possível acordo.
O SINDISAÚDE, no entanto, ressaltou que não têm mais como os trabalhadores pagarem essa conta. Com os salários cada dia mais baixos e defasados, sofrendo assédio moral e encarando sobrecarga de trabalho, muitos estão adoecendo. Atualmente, um grande número de profissionais, da higienização ao médico, está apresentando sérios problemas de saúde por culpa da postura cruel e perversa do patrão.
Como estamos em maio, pleno mês da data base e sem a possibilidade de acordo imediato, o SINDISAÚDE solicitou aos representantes do sindicato patronal a prorrogação da CCT em vigor.
A próxima reunião ficou agendada para o dia 3 de junho, às 9h, no mesmo local.
PARTICIPAÇÃO EFETIVA DE CADA TRABALHADOR
Este é um momento muito importante para a categoria e por isso convocamos a todos para participarem ativamente das ações da Campanha Salarial. Com o passar dos anos a luta vai se tornando cada vez mais difícil e justamente por isso, mais do que nunca, é imprescindível a união e participação de todos os trabalhadores.
Faremos uma campanha aguerrida e combativa, mostrando aos patrões que não vamos aceitar desculpas ou enganações para não termos os nossos direitos pleiteados respeitados e cumpridos. Vamos estabelecer um calendário de mobilizações, nas quais é fundamental a adesão e participação efetiva de todos para conseguirmos chegar a um resultado positivo.
O sindicato sozinho não faz Campanha Salarial. Somente com a sua participação, trabalhador, é possível lutar e alcançar a vitória. Vamos provar que prestamos um serviço essencial à sociedade e que merecemos respeito por isso. Juntos, somos muito mais fortes!
Mobilize-se!
As conquistas são maiores, quando lutamos juntos!
Seja o primeiro a comentar