Para celebrar o mês da mulher e os 36 anos do Hospital Geral João Batista Caribé (HGJBC), localizado no bairro de Coutos, em Salvador, uma programação educativa começou na unidade na tarde desta segunda-feira (9). A abertura do encontro comemorativo teve a participação da primeira- dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, além de profissionais da saúde.
O evento continua até sexta-feira (13). Até lá as palestras vão abordar temas como saúde da mulher, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), e orientações sobre a Rede Cegonha. Para o último dia, estão previstas atividades lúdicas voltadas para as mulheres, incluindo momento de beleza e música ao vivo.
Criado em 1979, “o hospital vem passando por transformações, apesar de sempre ter sido uma unidade muito útil e referência no Subúrbio [Ferroviário de Salvador]. Agora, deixa de ser hospital geral para voltar a atenção para a saúde da mulher”, informa a assistente social Marta Araújo, que trabalha no HGJBC há 22 anos. Com o foco do atendimento no parto, “a gente estende a atenção para o bebê e a família, uma vez que o parto é um evento familiar”, explica.
O hospital dispõe de 62 leitos de internamento para cirurgia ginecológica, unidade neonatal, intermediária, serviço social, serviços laboratoriais para exames – de urina, sangue e testes de HIV e sífilis. A unidade realiza parto, atendimento pós-aborto espontâneo, serviço de imagens (raio X e ultrassom) e planejamento familiar, incluindo ligadura de trompas.
“Estamos aproveitando o mês da mulher para intensificar nossas ações. Estamos cuidando da mãe e o filho. Queremos que as mulheres, principalmente as do subúrbio, sejam assistidas, tenham tratamento de excelência no pré-natal, parto e pós-parto”, afirma a diretora do hospital, Zenilda Monteiro.
Secom
1 Comment
Bom dia muito bom esta campanha para abraçar as mulheres que precisa do apoio de saúde não teve coisa melhor do que essa campanha estarei aí para fazer a ligadura em nome de
Bom dia muito bom esta campanha para abraçar as mulheres que precisa do apoio de saúde não teve coisa melhor do que essa campanha estarei aí para fazer a ligadura em nome de