Santa Izabel ganha 37 novos leitos para pacientes do SUS

O atual secretário de saúde de Salvador e que já foi provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, destacou que o hospital vem conseguindo dar uma maior assistência à população, servindo de exemplo O estado da Bahia conta, desde ontem, com mais 37 leitos de enfermaria, todos com atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), através do Hospital Santa Izabel, que fica no bairro de Nazaré. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 1,3 milhão na Enfermaria São Cristóvão, sendo que R$ 450 mil foram provenientes de recursos da Santa Casa da Bahia, que administra o hospital. O restante foi oriundo de emendas parlamentares de políticos baianos como Lídice da Mata, Joseph Bandeira e Jânio Natal.

Dentre as intervenções realizadas no local – que teve a duração de seis meses – estão a total climatização da unidade, adequação do posto de enfermagem, colocação de poltronas para os acompanhantes, leitos de isolamento segundo as normas médicas, além de pequenas salas de aula para os alunos e a utilização de um prontuário eletrônico, para que os alunos, tanto de medicina, quanto de outras especialidades possam fazer as prescrições.

“É uma unidade que tem esse aspecto de ensino, onde atendemos os pacientes regulados de urgência e emergência do estado, através do processo de transferência que é controlado pela Central Estadual de Regulação”, disse o Diretor Técnico-Assistencial do hospital, Ricardo Madureira, ao citar que, do total de leitos disponíveis, 22 recebem pacientes oriundos dessa Central. “Em termos de estrutura, é uma unidade que não deixa nada a desejar aos padrões de enfermarias de planos de saúde suplementar. Estamos entregando um recurso com muita dignidade ao cidadão”, salientou.

Além do papel assistencial, a Enfermaria é uma das mais tradicionais do Hospital Santa Izabel, tendo um papel destacado na área de ensino, acolhendo as atividades dos internos de faculdades de medicina e dos residentes em especialidades como cardiologia, pneumologia, reumatologia e neurologia.

“A unidade se presta tanto a assistência aos pacientes como a formação prática de alunos de vários cursos de saúde e está respeitando todas as normas de qualidade, de segurança, de infraestrutura, para dar ao paciente do SUS uma total dignidade ao atendimento que é prestado”, comentou Madureira.

Atendimento
Para o provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, o processo de qualificação do hospital vem registrando avanços e tem como objetivo a humanização do atendimento e a resolutividade da assistência prestada. “As pessoas não vão apenas poder ver a qualidade da estrutura como também perceber que o conteúdo é melhor ainda. Nos orgulha fazer isso pela saúde. Mesmo com as críticas recebidas, é sempre bom manter a caridade”, contou ele.

O atual secretário de saúde de Salvador e que já foi provedor da Santa Casa da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves, destacou que o hospital vem conseguindo dar uma maior assistência à população, servindo de exemplo. “Principalmente procurando soluções para adaptar a casa com a atual realidade, trazendo solução para a vida das pessoas, que vão poder olhar para esta unidade e ter a certeza de que serão atendidos”, falou.

Representando o governador do estado, o vice, João Leão, também comentou a importância da expansão das atividades do Santa Izabel. “Eu já venho ajudando o local desde 2005, junto com outros deputados através das emendas parlamentares. Tenham certeza de que nós vamos fazer o possível para melhorar as condições de vida da população, mesmo com a crise que atravessamos”, afirmou.

Ponte
Durante do discurso, Leão, que também é secretário de Planejamento, falou sobre a construção da ponte Salvador-Itaparica. Defensor da ideia, ele diz que o projeto levará mais prosperidade a outros pontos da Bahia. “A ponte dará continuidade de transportarmos toda a riqueza que é produzida pela Região Metropolitana de Salvador para cidades do sul e baixo sul estado como Santo Antônio de Jesus”, resumiu, sem dar mais detalhes sobre o projeto.

Fonte: IG Bahia

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.