Pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica que busca facilitar a redução de tumores.
Já em fase de testes, o procedimento desenvolvido em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts e Lumicell Inc faz com que células cancerígenas se tornem fluorescentes. “O objetivo é dar aos cirurgiões uma tecnologia prática e rápida, que lhes permita fazer uma varredura do tumor durante a cirurgia em busca de qualquer fluorescência residual”, destacou o principal autor da pesquisa, David Kirsch, em publicação na revista Science Translational Medicine.
Apesar de tornar o tecido tumoral, em média, cinco vezes mais brilhante em comparação com o tecido normal, a técnica não torna o resultado visível a olho nu. É necessário um dispositivo portátil, também desenvolvido pela empresa especializada em detecção de câncer, Lumicell.
Segundo autores do estudo, atualmente tecidos cancerígenos nas margens dos tumores não são detectados, o que leva à necessidade de procedimentos futuros nos pacientes. “Um patologista pode examinar o tecido em busca de células cancerosas na borda do tumor com um microscópio, mas, devido ao tamanho do câncer, é impossível rever toda a superfície na operação”, explicou Kirsch.
Fonte: Bahia Notícias
Be the first to comment