Estado faz intermédio e hospital de Paulo Afonso será universitário

Para viabilizar o atendimento de saúde à população da região de Paulo Afonso e um campo de prática para o curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o governo do Estado, através da Secretaria da Saúde, intermediou entendimento entre a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), atual gestora do Hospital Nair Alves de Souza, sediado naquela cidade, a prefeitura, o Estado e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado ao Ministério de Educação.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília, ficou acordado que a Ebserh fará uma visita técnica à unidade hospitalar no próximo dia 22 de maio. O intuito é que a unidade seja transformada em um hospital universitário. “Vamos fazer a visita e o que for possível para viabilizar o projeto”, comprometeu-se a presidente da instituição, Jeanne Michel, com o secretário estadual Fábio Vilas-Boas (Saúde), o secretário Josias Gomes (Relações Institucionais) o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos, o diretor da Chesf, Helder Falcão, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, o representante do governo baiano em Brasília, Jonas Paulo, e outras autoridades presentes.

A partir da visita, serão tomadas as providências para que o processo de transferência do Hospital Nair Alves para a Ebserh seja efetivado. Jeanne Michel avaliou positivamente a proposta apresentada pela Chesf, que prevê a transferência em fases, visto que o orçamento para gerir uma unidade como a em questão é alto: são gastos de cerca de R$8 milhões/ano apenas com o pagamento de pessoal.

O secretário Fábio Vilas-Boas explicou que o processo de transferência levará três anos. De acordo com ele, a mudança permitirá a implantação de uma UTI na unidade. “Chegamos a um entendimento importante para a saúde da população de Paulo Afonso e região. Este foi o primeiro passo. Em 60 dias, vamos assinar o protocolo da transferência, conforme compromisso firmado hoje entre todos os entes”, disse Vilas-Boas. “Queremos um hospital universitário em Paulo Afonso e vamos conquistar isso, esperamos que se concretize no próximo ano”.

Ascom Sesab

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.