Saúde realiza capacitação sobre dengue à distância

Ideia é levar conhecimento atualizado ao maior número de profissionais.EAD Dengue é um curso de manejo clínico e vigilância em dengue.

 

Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que queiram se capacitar em atendimento referente à dengue agora têm mais alternativa sem sair de seus consultórios ou postos de trabalho. Trata-se do EAD Dengue, curso de manejo clínico e vigilância em dengue à distância, que acaba de ser criado pela Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto.

A ideia é simples, levar conhecimento atualizado e de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde para o maior número de profissionais possíveis, com o objetivo que possam identificar precocemente os casos graves evitando a ocorrência de óbitos por dengue no município.

Totalmente gratuito, o curso tem duas horas de duração e foi criado por médicos, técnicos e enfermeiros de vários departamentos da Secretaria de Saúde de Rio Preto, com base em aulas e documentos do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), órgão da Secretaria de Estado de Saúde e do Ministério da Saúde.

Esta é uma inciativa com objetivo de garantir informação sobre o protocolo do Ministério da Saúde vigente, que é de fácil alcance para os profissionais  e utiliza como metodologia a discussão de casos e interação entre os mesmos com os tutores e demais colegas no fórum de discussão.
Os interessados em realizar o curso devem acessar o linkhttp://ead.saude.riopreto.sp.gov.br/course/index.php?categoryid=9 e preencher um formulário no site. O acesso é liberado em até 1 dia útil para que o profissional possa realizar o curso. Após a conclusão da aula, é emitido ao profissional um certificado, conforme orientação na plataforma.

A ação faz parte do Plano de Contingência contra Dengue 2015/2016. Além desta, a Secretaria de Saúde tem trabalhado de forma ininterrupta, tanto na parte preventiva, com a ação das equipes que realizam vistorias em imóveis especiais, pontos estratégicos e áreas verdes, como no bloqueio e eliminação de criadouros e nebulização em áreas consideradas críticas.

Denúncias
Denúncias de locais que possam servir de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, podem ser feitas por meio do disque dengue, pelo telefone 0800-7705870. A ligação é gratuita.

Fonte: G1/Bahia

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.