Hospital do Subúrbio comemora cinco anos e lança aplicativo

Inaugurado em setembro de 2010, o Hospital do Subúrbio (HS) comemorou, ontem, o quinto ano de funcionamento. Como forma de agradecimento, a unidade de saúde realizou uma homenagem a colaboradores e pacientes pela passagem da data. Único hospital público de urgência e emergência construído nos últimos 20 anos na Região Metropolitana de Salvador, a instituição já realizou, neste período, mais de 500 mil atendimentos e 45 mil cirurgias. Funcionando através de uma Parceria Público-Privada (PPP), o hospital conta com uma equipe de mais de 1400 funcionários e tem um corpo clínico composto por quase 400 médicos de diversas especialidades. Além disso, a instituição já recebeu várias premiações no que tange aos serviços públicos e iniciativas inovadoras. Por conta disso, o HS tem chamado a atenção de autoridades e instituições que tem interesse em ampliar a oferta de assistência médica.

“No Sistema Único de Saúde, hoje, nós temos ainda muitas carências. Nós estamos vivendo um momento de crise econômica em que os recursos públicos estão diminuindo. Então não temos perspectiva de grandes ampliações no serviço público. Mas acho que o poder público, no geral, deve olhar para esse modelo, buscar a economia e, através dele, economizar para a prestação dos serviços públicos”, disse Jorge Oliveira, presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela operação do hospital, ao falar também sobre os desafios que a unidade tem a partir de agora.

Aplicativo
Aproveitando as comemorações do aniversário, também foi lançado o aplicativo “HS Agora”, tanto para o sistema Android quanto para o IOS e já pode ser baixado. Nele, o usuário – seja ele colaborador ou paciente – vai ter acesso a informações do hospital, em tempo real – com atualizações a cada 30 minutos –, da gestão e operação dele. Dentre as principais funcionalidades estão o tempo médio de atendimento dos setores de emergência do hospital, número de pessoas aguardando atendimento, taxa de ocupação hospitalar e número de leitos ocupados, dentre outras informações.

“Isso é algo muito interessante por que eu costumo dizer que esse hospital, operado pela iniciativa privada, é um dos hospitais mais públicos que existe. Os dados estarão disponíveis para quem quiser ver, tanto do ponto de vista das informações econômico-financeiras, com relação às demonstrações, como os dados de produção, através de indicadores qualitativos e quantitativos”, relatou Oliveira.

Pacientes e funcionários antigos são homenageados

Além dos funcionários mais antigos do hospital, alguns pacientes e entidades comunitárias também foram homenageados durante o evento e receberam placas comemorativas. De acordo com o coordenador do Fórum de Entidades Representativas do Subúrbio Ferroviário (Fersub), Alberto Santos de Jesus, o HS representa um enorme ganho em uma área de Salvador que, antes, era carente na área hospitalar.

“Quando nós viemos aqui e precisamos do serviço somos bem atendidos, seja para uma demanda de baixa ou de alta complexidade. A comunidade vem tendo seus pedidos prontamente atendidos”, contou Jesus, que diz já ter precisado dos serviços da unidade de saúde quando o filho estava com princípio de pneumonia. “Ele entrou aqui doente, mas foi bem assistido e saiu curado”, acrescentou. 
Porém, ele ressaltou que algumas melhorias ainda precisam ser feitas, principalmente no entorno do HS. “Acho que os poderes públicos poderiam construir mais abrigos de ônibus, além da criação de mais linhas. Sem contar que poderia haver uma requalificação das moradias populares e construção de áreas de lazer”, sugeriu.

De acordo com o secretário estadual de saúde, Fábio Villas Boas, o Hospital do Subúrbio é um marco na história do sistema de gestão de saúde pública no país. “Aqui foi a primeira Parceria Público-Privada na gestão de hospitais. Através desse modelo, nós temos conseguido ganhos de qualidade assistencial importantes, ganhos em termos de custo na gestão da saúde e isso tem se traduzido, para a população, sob a forma de uma assistência com qualidade e com eficiência”, falou.

Ao todo, o hospital dispõe de 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar. Além disso, há um parque de medicina diagnóstica, com bioimagem, laboratório de análises clínicas e um centro cirúrgico juntamente com um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.

Fonte: IG Bahia

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.