Região Nordeste recebe 2ª etapa de curso que qualifica auditores e servidores do SUS

Atividades estão acontecendo desde a última segunda-feira, 14 de setembro

A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SEGEP / MS) promove até a próxima sexta-feira (18), o curso de ‘Qualificação de Auditorias e Ouvidorias: fortalecimento de áreas estratégicas do SUS’ em cinco estados da região Nordeste: Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia e Maranhão.

A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), deve ser ofertado anualmente para melhorar e aperfeiçoar o conhecimento dos profissionais sobre temas específicos de auditoria e ouvidoria do SUS, disponibilizando conteúdo e metodologia para os estados e municípios.

O curso acontece simultaneamente nas cinco localidades e reúne auditores dos três componentes do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) e trabalhadores de ouvidorias das Secretarias Municipais de Saúde. O evento é organizado pelos Departamentos Nacional de Auditoria do SUS (Denasus) e de Ouvidoria Geral do SUS (Doges).

A primeira fase da capacitação aconteceu no último mês de agosto e teve como objetivo fortalecer e qualificar os auditores e ouvidores sobre os componentes municipais, para que eles possam contribuir de forma mais ativa e consciente para os ajustes necessários ao modelo de atenção vigente no país, com uma visão crítica permanente e atitudes oportunas em cada ação programada e/ou desempenhada.

Nesta segunda etapa, os participantes foram separados em grupos. Os auditores e os ouvidores estão tendo aulas específicas das respectivas áreas para aperfeiçoar suas práticas profissionais e a organização dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde.

Fonte: Ministério da Saúde