Importância do Serviço de Ouvidoria é lembrada no HRJ

Nesta segunda-feira, 16 de março, quando é comemorado o Dia do Ouvidor, o Hospital Regional de Juazeiro celebrou a data com uma ação de conscientização sobre a importância e as atribuições do Ouvidor, além de incentivar os usuários a utilizarem o serviço, que constitui um canal de comunicação entre a administração da unidade e apopulação, como forma de nortear as ações que são determinantes na qualidade, eficácia, eficiência e na humanização do atendimento.

A ouvidora e a equipe de Serviço Social percorreram todos os setores do HRJ, distribuindo panfletos informativos, explicando aos usuários e acompanhantes a importância do setor e como as denúncias, críticas, sugestões e elogios podem ser feitos. Segundo a Ouvidora, Lucimeire Evangelista, a ação traz muitos benefícios para os usuários. “A ouvidoria trabalha diariamente aplicando questionários de avaliação através de abordagem direta aos usuários, onde são avaliados os itens que vão desde demora no atendimento, boa vontade, disposição dos funcionários, educação, respeito com que foi tratado, qualidade no atendimento, infraestrutura, interesse dos médicos em ouvir as queixas dos pacientes e até mesmo sobre a limpeza do local”, explicou.

Em 2014, a Ouvidoria do HRJ recebeu 3.390 manifestações, sendo 56,5% de elogios, 36,4 sugestões, 7,2% foram críticas e apenas 0,35% denúncias. Dos questionários recebidos em fevereiro de 2015, 83% dos entrevistados disseram que o atendimento médico e atendimento de Enfermagem são bons. A limpeza e conservação do HRJ também tiveram avaliação positiva de 76% dos usuários.

Tudo o que é registrado na Ouvidoria é prontamente encaminhado para o setor responsável, garantindo o sigilo dos dados dos manifestantes. Após checar os fatos, a Ouvidora entra em contato com os usuários e apresenta o parecer sobre o caso.

Ascom do HRJ

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