Palestra sobre tuberculose e câncer pulmonar promovida pelo SINDISAÚDE reúne mais de 250 trabalhadores

24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e com o intuito de fornecer informações importantes sobre a doença e formas de prevenção o SindiSaúde (Rede Privada) promoveu na última sexta-feira (27) um circuito de palestras sobre o tema no auditório do Hospital Octávio Mangabeira. O evento teve como palestrantes a enfermeira Rute Andrade de Oliveira e o médico Jadeilton Dias, que também falaram sobre como prevenir o câncer pulmonar.

Mais de duzentos e cinquenta trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, assistiram às exposições. Todos os participantes receberão certificados.

“Essa é uma forma de proporcionar ao trabalhador as informações que eles precisam para entenderem melhor como se dá a contaminação da doença, e como eles podem se prevenir mantendo alguns cuidados necessários”, ressaltou a direção do sindicato.

Dia Mundial de Combate à doença

A data foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares em homenagem aos cem anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

No Brasil, existem 50 milhões de pessoas infectadas com a doença; estima-se que seis mil venham a morrer em razão da enfermidade, e outros cem mil novos casos surjam por ano. A pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.

Os principais sintomas são: emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração. Podem também existir gânglios no pescoço.

Fonte: Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde